Notícia postada em 21/05/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Vox Veritatis, com o objetivo de investigar indícios de fraude em licitações, corrupção e peculato na aplicação de recursos federais destinados à educação em Mato Grosso do Sul.
A apuração foca em contratos firmados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), por meio de adesões a atas de registro de preços de outros órgãos. Segundo as investigações, empresários e servidores públicos teriam atuado de forma fraudulenta nesses procedimentos, elevando os valores contratados de maneira irregular.
Dois contratos analisados somam mais de R$ 20 milhões, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Diligências
A operação cumpre 9 mandados de busca e apreensão em Campo Grande (MS) e no Rio de Janeiro (RJ), além da quebra de sigilos bancário e fiscal de 5 pessoas físicas e 13 empresas. Participam da ação 29 policiais federais, 3 servidores da CGU e 8 auditores da Receita Federal.
Impacto na educação
A má aplicação dos recursos impacta diretamente o atendimento a mais de 180 mil estudantes da rede estadual de ensino, que conta com 384 escolas públicas. Segundo a CGU, a destinação indevida compromete a qualidade dos serviços e o desenvolvimento pedagógico dos alunos.
Canal de denúncias
A população pode colaborar com as investigações por meio do canal Fala.BR, da Ouvidoria-Geral da União. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, bastando selecionar a opção "Não identificado" e informar o nome da operação e o estado de realização.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/cgu-policia-federal-e-receita-federal-apuram-fraudes-em-recursos-da-educacao-no-mato-grosso-do-sul